Sábado, 28 de Julho de 2007

Renascer Leiria

Renascer porquê ?....

 

Leiria, surgia no nosso horizonte como uma cidade agradavel , simpatica e bonita, onde a qualidade de vida era aceitável e nos  apetecia sempre voltar para descansar dos longos dias de luta profissional.

hoje, passados vários anos no lugar onde crescemos e nos transformamos em adultos com sentido critico e responsavel , sentimos uma dor amarga e forte, talvez seja o sintoma da doença " morte lenta " e, ao vermos o local onde as nossas fantasias e os nossos sonhos tinham crescido e foram alimentados, eles estavam a serem destruidos por algo ou por alguem que não sente o seu sonho, a sua cidade e a sua alma, e por tudo isto, urge dar um grito de BASTA.

 

Já foram criadas associaçoes de moradores, comerciantes, dorminhocos, etc , etc , e a nossa Leiria continua cada vez mais a sofrer na pele o desprezo e a indeferença em nome de interesses que até hoje ninguem pretende ver esclarecidos e clarificados, tudo isto em nome da Modernizaçao ( palavra que procuramos no dicionário  e tinha outro sentido ), a onde tu estás que não te encontramos... Modernizaçao  ?

 

Chegou a hora de começar a tratar da doença que Leiria tem. Essa doença a que iremos chamar de ABANDONO, porque entendemos que as forças desta cidade ainda querem recuperar o nosso doente e como tal não poderemos utilizar irá aqui o nome proprio da doença, sim porque o diagnóstico feito conclui outra patologia.

 

O primeiro passo, passa por arranjar um espaço para colocar em aberto todas as feridas da nossa Leiria e publicita-las, por forma a que se conheça ferida a ferida, assim começarmos a juntar todas as peças para numa fase mais posterior termos as respostas para esta doença.

 

A todos aqueles que encontrem feridas, comuniquem-nas, porque juntos as vamos curar.

 

E porquê este sentimento de fazer renascer Leiria?

 

Passamos horas a passear em várias cidades, visitamos inumeros monumentos, saboreamos imensas guloseimas e paladares e sentimos o calor de cada recanto por este Portugal fora, como se fosse a nossa cidade e chegamos à conclusão que tudo aquilo que encontrámos, não era nosso nem nunca o seria, o que afinal sentiamos era saudades da nossa Leiria, a nossa Terra.

 

Fomos então passaer, conhecer e saborear a cidade que tinhamos conhecido na nossa juventude, e o que encontramos ? Gente desiludida, abandonada, triste, solitária, frustrada, revoltada, ferida e no entanto com vontade de dar a volta por cima embora fosse necessário dar-lhes uma forte palavra de animo - Não desistam porque estaremos todos aqui, ao vosso lado. - E assim surgiu esta necessidade de alimentar a nossa, a minha, a tua cidade - Leiria - de vida ,de alegria, de conhecimento, de cultura, de uma nova e eterna alegria. Com isto pretendemos renascer Leiria, para a vida, com requinte e qualidade e acima de tudo com a alma que os nossos antepassados nos entregaram de mãos lavadas em sofrimento, a historia é testemunha .

 

Fomos buscar o doente, ele aqui está. Ou seja, está dado o primeiro passo, o doente acaba de chegar ao Sr. Doutor.

publicado por renascerleiria às 16:21
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Agosto 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Porta de entrada

. Que romance Eça ?

. O Quadro

. O principio

. Como é bela a minha cidad...

. Renascer Leiria

.arquivos

. Agosto 2007

. Julho 2007

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds